Oi pessoal, deixei atividade para vocês sobre A luz, vocês deveram ler o texto assistir aos vídeos, e responder o questionário avaliativo, baseado na ultima aula do centro de mídias sobre luz.
Entrega dia 29/05 sexta feira
O que é Luz.
A luz é uma radiação eletromagnética visível o olho humano. A luz tem um comportamento dual. Ela pode ser um conjunto de partículas, denominada fótons, ou uma onda eletromagnética. Sua onda está situada entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
Uma noite de verão com a presença da Lua cheia é muito romântica e maravilhosa. Todos os dias de manhã vemos nosso rosto usando um espelho. O arco-íris no ar, em um dia ensolarado e úmido, nos impressiona pela forma e diversidade de cores. Um jogo de espelhos planos pode aumentar a quantidade de imagens de um objeto, fazendo com que possamos usá-lo em uma aplicação cinematográfica para termos um efeito de quantidade.
Todos esses fenômenos envolvem a luz e seus conceitos correlatos: espelhos, lentes, primas e dispersão da luz.
Óptica
Por que vemos um objeto?
Na época de Platão, na Grécia, acreditava-se que os olhos emitiam partículas que tornavam os objetos visíveis. Hoje, sabemos que vemos um objeto porque ele envia luz através da reflexão para nossos olhos.
De acordo com a maneira pela qual essa luz é enviada, podemos classificar os corpos que nos cercam em luminosos e iluminados.
Corpos luminosos
São aqueles que emitem luz gerada por eles próprios. Exemplos: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, as labaredas de uma fogueira, uma lâmpada acesa.
Corpos iluminados
Constituem a maioria dos corpos que nós vemos. Eles não emitem luz, apenas refletem os raios de luz originados dos corpos luminosos. Exemplo: a Lua, os planetas, que refletem a luz proveniente do Sol; uma mesa, uma pessoa, uma planta, o seu livro, todos eles apenas recebem a luz de uma outra fonte e a refletem, sensibilizando nossos olhos.
A luz não interage com todos os materiais do mesmo jeito. Os corpos nos quais ocorrem a passagem regular de luz são chamados de transparentes (ex.: vidro comum, ar etc).
Os corpos que permitem a passagem de luz, mas de maneira irregular, são chamados de translúcidos (ex.: vidro fosco, papel de seda etc.).
E há aqueles que não são atravessados pela luz e que recebem a denominação de corpos opacos (ex.: uma parede de tijolos, madeira etc).
A foto a seguir nos mostra exemplos de corpos quanto a sua capacidade de serem atravessados pela luz ou não.
A parede e a madeira da porta são exemplos de corpos opacos. Os vidros são exemplos de corpos transparentes.
Observe que é possível ver o jardim existente do lado de fora. Isso só é possível porque a luz atravessou os vidros e foi refletida pelos corpos lá fora, retornando a nossos olhos (lembre que só vemos um objeto quando ele reflete ou emite luz para nossos olhos).
Leiam o texto, assistam as vídeo aulas e depois respondam o questionário avaliativo.
Links para as vídeo aulas:
https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI
https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI
https://www.youtube.com/watch?v=mqjWQYX6hxs
Link para o questionário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnemsN-5Fr0SrpWffMSvpzLQ75Ogk4-ZkeaQ5QYaFEJ8jYrA/viewform
Nenhum comentário:
Postar um comentário