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segunda-feira, 22 de junho de 2020


Roteiro de Estudos – 3ª semana – (22/06 – 26/06)
Língua Portuguesa – Professora Rosilene (7º B /7ºC)
1 – Realizar avaliação e enviar (Google Classroom);
2 – Atividade de análise e escrita: Textos e intencionalidades (apostila II – páginas:25 e 26). Registrar e enviar (Google Classroom);
3 – Realizar a leitura e produção escrita na própria apostila II (página 27);
4 – Fazer um quadro com resumo das aulas desta semana de Língua Portuguesa do CMSP.
Avaliação
1) Rever a aula anterior: Entretenimento e análise da língua (19/06/2020)- disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qGenGIhr40k

2) Releia o texto “Surpresas” e crie um novo título. Lembrando: Um título é como se fosse a porta de entrada para um texto. Por isso, deve chamar atenção do leitor, informar sobre o que será lido, ser claro e objetivo.
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  Mariana entrou na sala de aula, desesperada, e disse para Clara, sua colega de classe:
  - Você acredita que meu irmão achou uma tartaruga na praça e levou para casa?
  - Que fofo – exclamou a menina.
  - Fofo nada! Mamãe vai ficar uma fera! Ela não suporta animais! Ainda mais tartaruga!
  - Tadinha! Se eu não tivesse um gato tão chato, até ficaria com ela.
  - É, mas acontece que ele não pode pegar uma tartaruga e levar para casa. Afinal, ela pode ter dono!
  Clara pensou e disse:
  - Mari, você sabe que tartarugas são animais silvestres. Portanto, para ficarem com ela, vocês devem ter autorização de um órgão ambiental responsável. Lembra que aprendemos isso na escola?
  - Verdade, Clara! Eu tinha me esquecido disso! Assim que eu chegar em casa, vou falar com o maluco do meu irmão.
  Mariana, ao chegar em casa, deparou-se com a mãe furiosa com seu irmão. A mãe não queria de jeito nenhum a tartaruga em casa.
  - Mas mãe, ela é tão bonitinha! – apelava o menino para a sensibilidade da mãe.
  - Danilo, você vai procurar o dono da tartaruga, hoje mesmo!
  O menino tratou logo de obedecer à mãe, escreveu o seguinte cartaz e colocou na praça.


Os dias foram passando,e o dono da tartaruga não apareceu.Mariana já estava ficando com medo, pois eles estavam com um animal silvestre, sem autorização de um órgão ambiental.
 A mãe até que estava gostando da tartaruga, apesar de preocupada com o fato de estarem criando o animalzinho, clandestinamente.
      Como o dono não aparecia, ela e Mariana foram ao órgão ambiental de sua cidade e contaram a história. Elas realizaram um cadastro, e um veterinário foi a casa delas para verificar como era o local em que a tartaruga estava.
             Ele constatou que o lugar era adequado, e o órgão ambiental autorizou que a família ficasse com a tartaruga, que recebeu o nome de Galileia.
    No entanto, foi dito que a guarda era provisória e, que a qualquer momento, a tartaruga poderia ser levada embora, para retornar ao seu habitat natural.
     Os anos passaram, e Galileia continuou com a família, tendo os cuidados necessários, entre eles, muito amor.
    Mariana e Danilo formaram suas famílias e todo fim de semana vão visitá-la. E adivinha quem ficou cuidando da tartaruga?Isso mesmo,a mãe,aquela senhora que não queria Galileia!
Lucy Carvalhar

3) Releia o cartaz que Danilo produziu. Nele há um  problema de escrita que pode até ser um erro de digitação, mas esse erro, se analisarmos gramaticalmente, se enquadra num desvio de uma das regras de concordância nominal, onde ocorre entre um nome (substantivo) e os outros termos que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes, numerais).
Essa concordância está ligada ao gênero (feminino, masculino) e ao número (singular e plural).  Como o trecho “Achei um tartaruga” deve ser reescrito? Justifique, baseando-se na regra que você acabou de ler. 
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4) Preencha o quadro a seguir, com as informações do texto que você acabou de ler.

Tema


Personagens


Conflito


       Climax


Desfecho


      
       Para saber mais...
Cada uma das histórias que lemos, ouvimos ou escrevemos é contada por um narrador.
      O narrador personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa.
  O narrador observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas.

        5) No texto acima temos um narrador em 3ª pessoa. Reescreva narrando em 1ª pessoa, sendo um narrador personagem.
 
        6) Uma história pode ter vários desfechos, desde que estejam compatíveis com as ações realizadas pelas personagens. Crie um outro desfecho para o texto.

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