Roteiro de Estudos – 3ª semana – (22/06 – 26/06)
Língua
Portuguesa – Professora Rosilene (7º B /7ºC)
1 –
Realizar avaliação e enviar (Google Classroom);
2 –
Atividade de análise e escrita: Textos e intencionalidades (apostila II –
páginas:25 e 26). Registrar e enviar (Google Classroom);
3 –
Realizar a leitura e produção escrita na própria apostila II (página 27);
4 – Fazer
um quadro com resumo das aulas desta semana de Língua Portuguesa do CMSP.
Avaliação
1)
Rever a aula anterior: Entretenimento e análise da língua (19/06/2020)-
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qGenGIhr40k
2) Releia o texto “Surpresas” e crie um novo título. Lembrando: Um título é como se fosse a porta de
entrada para um texto. Por isso, deve chamar atenção do leitor, informar sobre
o que será lido, ser claro e objetivo.
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Mariana entrou na sala de aula, desesperada, e disse para Clara, sua
colega de classe:
- Você acredita que meu irmão achou uma tartaruga na praça e levou para
casa?
- Que fofo – exclamou a menina.
- Fofo nada! Mamãe vai ficar uma fera! Ela não suporta animais! Ainda
mais tartaruga!
- Tadinha! Se eu não tivesse um gato tão chato, até ficaria com ela.
- É, mas acontece que ele não pode pegar uma tartaruga e levar para
casa. Afinal, ela pode ter dono!
Clara pensou e disse:
- Mari, você sabe que tartarugas são animais silvestres. Portanto, para
ficarem com ela, vocês devem ter autorização de um órgão ambiental responsável.
Lembra que aprendemos isso na escola?
- Verdade, Clara! Eu tinha me esquecido disso! Assim que eu chegar em
casa, vou falar com o maluco do meu irmão.
Mariana, ao chegar em casa, deparou-se com a mãe furiosa com seu irmão.
A mãe não queria de jeito nenhum a tartaruga em casa.
- Mas mãe, ela é tão bonitinha! – apelava o menino para a sensibilidade
da mãe.
- Danilo, você vai procurar o dono da tartaruga, hoje mesmo!
O menino tratou logo de obedecer à mãe,
escreveu o seguinte cartaz e colocou na praça.
Os dias foram passando,e o dono da tartaruga não apareceu.Mariana
já estava ficando com medo, pois eles estavam com um animal silvestre, sem
autorização de um órgão ambiental.
A mãe até que estava gostando da tartaruga,
apesar de preocupada com o fato de estarem criando o animalzinho,
clandestinamente.
Como o dono não aparecia, ela e Mariana foram
ao órgão ambiental de sua cidade e contaram a história. Elas realizaram um
cadastro, e um veterinário foi a casa delas para verificar como era o local em
que a tartaruga estava.
Ele
constatou que o lugar era adequado, e o órgão ambiental autorizou que a família
ficasse com a tartaruga, que recebeu o nome de Galileia.
No entanto, foi dito que a guarda era provisória e, que a qualquer
momento, a tartaruga poderia ser levada embora, para retornar ao seu habitat
natural.
Os anos passaram, e Galileia continuou com a família, tendo os cuidados
necessários, entre eles, muito amor.
Mariana e Danilo formaram suas famílias e todo fim de semana vão
visitá-la. E adivinha quem ficou cuidando da tartaruga?Isso mesmo,a mãe,aquela
senhora que não queria Galileia!
Lucy Carvalhar
3) Releia o cartaz que Danilo
produziu. Nele há um problema de escrita
que pode até ser um erro de digitação, mas esse erro, se analisarmos
gramaticalmente, se enquadra num desvio de uma das regras de concordância
nominal, onde ocorre entre um nome (substantivo) e os outros termos que
o modificam (adjetivos, artigos, pronomes, numerais).
Essa
concordância está ligada ao gênero (feminino, masculino) e ao número (singular
e plural). Como o trecho “Achei um
tartaruga” deve ser reescrito? Justifique, baseando-se na regra que você acabou
de ler.
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4)
Preencha o quadro a seguir, com as informações do texto que você acabou de ler.
Tema
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Personagens
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Conflito
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Climax
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Desfecho
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Para saber mais...
Cada uma das histórias que lemos, ouvimos ou
escrevemos é contada por um narrador.
O narrador personagem conta
na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma
relação íntima com os outros elementos da narrativa.
O narrador
observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa,
sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar
deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com
imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações
vivenciadas.
5) No texto acima temos um narrador em
3ª pessoa. Reescreva narrando em 1ª pessoa, sendo um narrador personagem.
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