Clique na sua turma para acessar as atividades

terça-feira, 14 de julho de 2020

 Atividade Avaliativa de Leitura e produção Textual
Crônicas e contos)

1) A narrativa apresenta uma sequência de fatos,
que acontecem em determinado tempo e em
determinados ambientes, com personagens
diferentes, isto é, com características e funções
 próprias. Observe o quadro ao lado.
2) Neste segundo bimestre estudamos o gênero
Jornalístico e outros tipos de textos. Leia a crônica
“A bola” e complete o quadro abaixo:
A bola
Luis Fernando Verissimo
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
         — Como e que liga? — perguntou.
         — Como, como é que liga? Não se liga.
        O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
         — Não tem manual de instrução?
        O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
        — Não precisa manual de instrução.
        — O que é que ela faz?
        — Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
        — O quê?
        — Controla, chuta…
        — Ah, então é uma bola.
        — Claro que é uma bola.
        — Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
        — Você pensou que fosse o quê?
        — Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Baú, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente.
O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
— Filho, olha.
O garoto disse “Legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

(Luis Fernando Verissimo -Comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)



3) Complete o quadro com as informações do texto “A bola”

Situação inicial





Complicação ou conflito gerador





Clímax




Desfecho






Proposta de produção de texto

Após a leitura e estudo sobre contos, escolha quem será o herói e quem fará o papel de vilão. A história deve ocorrer atualmente. Por isso, trabalhe com personagens “modernos”, como por exemplo, uma garota inventora, um garoto que adora ler, um homem velho e sábio... ou um herói (ou heroína) às avessas, isto é, distraído e atrapalhado ou medroso ou brincalhão etc. Para ser vilão ou vilã, crie um bruxo superpoderoso, capaz de se transformar em bichos e em objetos, ou uma feiticeira moderna, que substitui a vassoura por uma asa-delta.
Comece o conto apresentando o herói (ou heroína) em uma situação de tranquilidade e, a seguir, sofrendo uma perda ou falta ou sendo vítima do vilão (ou vilã). Se quiser, dê ao herói a possibilidade de usar uma máquina poderosa, faça-o passar por provas difíceis ou estabeleça para ele uma missão que só possa a ser cumprida com o auxílio de um herói de histórias em quadrinhos, como, por exemplo, Batman, Homem-Aranha, Super-Homem etc. O final pode ser feliz ou dependendo de como quer conduzir a história. Empregue a variedade padrão e dê um título sugestivo ao conto.
Faça um rascunho e só passe seu conto a limpo e depois de fazer uma revisão cuidadosa, lembrando da sequência de fatos (situação inicial, complicação ou conflito gerador, clímax e desfecho)














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique na sua turma para acessar as atividades