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terça-feira, 5 de maio de 2020

Texto Referente a SA02 da Apostila (copiar no Caderno de Matemática)


TEXTO : COMBINAÇÕES - REFERENTE SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 02 DA APOSTILA

PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC)

Quando queremos contar objetos, instantaneamente vem a nossa mente a sequência do  Conjunto dos Números Naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, ...)
Nosso cérebro, então começa a associar cada elemento dos Naturais com os elementos  do conjunto de objetos que estamos contando. Fácil, muito fácil aliás, pois você sabe  contar objetos desde pequeno!
Veja o que Caroline tem em mente:


*É importante buscarmos métodos mais eficientes de realizar contagens por questões de praticidade pois, as vezes contar um por um, demanda muito tempo e até mesmo erros na própria contagem.
Obviamente Carolina percebeu que no prédio, a partir do primeiro andar, há 7 filas de 5 janelas cada uma. Multiplicou cinco por sete e ao resultado somou as duas janelas do térreo e determinou que há 37 janelas na fachada do edifício. Mentalmente, ela resolveu a seguinte expressão numérica: 7 * 5 + 2 = 35 + 2 = 37 (lembrem-se: expressões numéricas tem uma ordem de resolução: multiplicações e divisões primeiro e depois somas e subtrações).
Dizemos então que Carolina usou uma forma diferente da convencional ela SISTEMATIZOU a contagem que queria fazer.

Carolina não contou uma a uma as janelas, contou usando um método diferente do habitual. Usou um método que a fez pensar em um modo de saber a quantidade de janelas em um tempo menor do que se contadas uma a uma.

Há algumas situações que para executarmos uma contagem, precisamos pensar um pouco mais do que Carolina, quando efetuou a contagem das janelas do edifício. Veja o próximo desafio que Carolina propôs a si mesma:

Para cada face da moeda que são 2, dispomos de 6 possibilidades para a face do dado. Portanto, Carolina tem 12 ( duas vezes seis) possibilidades para seus resultados.

Existe uma diferença entre perguntar quais e quantas possibilidades, quando a na pergunta aparece “quantas”, um número basta para responder à pergunta, porém quando aparece “quais” é preciso representar uma a uma as possibilidades possíveis.




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