TEXTO : COMBINAÇÕES - REFERENTE SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 02 DA APOSTILA
PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM (PFC)
Quando
queremos contar objetos, instantaneamente vem a nossa mente a sequência do Conjunto dos Números Naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, ...)
Nosso
cérebro, então começa a associar cada elemento dos Naturais com os elementos do
conjunto de objetos que estamos contando. Fácil, muito fácil aliás, pois você
sabe contar objetos desde pequeno!
Veja
o que Caroline tem em mente:
*É
importante buscarmos métodos mais eficientes de realizar contagens por questões
de praticidade pois, as vezes contar um por um, demanda muito tempo e até mesmo
erros na própria contagem.
Obviamente
Carolina percebeu que no prédio, a partir do primeiro andar, há 7 filas de 5
janelas cada uma. Multiplicou cinco por sete e ao resultado somou as duas
janelas do térreo e determinou que há 37 janelas na fachada do edifício.
Mentalmente, ela resolveu a seguinte expressão numérica: 7 * 5 + 2 = 35 + 2 =
37 (lembrem-se: expressões numéricas tem uma ordem de resolução: multiplicações
e divisões primeiro e depois somas e subtrações).
Dizemos então que Carolina usou uma forma diferente da
convencional ela SISTEMATIZOU a contagem que queria fazer.
Carolina
não contou uma a uma as janelas, contou usando um método diferente do habitual.
Usou um método que a fez pensar em um modo de saber a quantidade de janelas em
um tempo menor do que se contadas uma a uma.
Há
algumas situações que para executarmos uma contagem, precisamos pensar um pouco
mais do que Carolina, quando efetuou a contagem das janelas do edifício. Veja o
próximo desafio que Carolina propôs a si mesma:
Para cada face da moeda que são 2, dispomos de
6 possibilidades para a face do dado. Portanto, Carolina tem 12 ( duas vezes seis)
possibilidades para seus resultados.
Existe uma diferença entre perguntar
quais e quantas possibilidades, quando a na pergunta aparece “quantas”, um
número basta para responder à pergunta, porém quando aparece “quais” é preciso
representar uma a uma as possibilidades possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário